quarta-feira, 29 de junho de 2011

TRANSFERÊNCIA E CONTRATRANSFERÊNCIA

A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que emergem nesta relação.

Denominamos “Transferência“, as projeções relacionadas a reações emocionais do paciente, dirigidas ao analista. A “contratransferência” envolve sensações, sentimentos e percepções que brotam no terapeuta, emergentes do relacionamento terapêutico com o paciente: como respostas às manifestações do paciente e o efeito que tem sobre o analista. É um sinal de grande significação e valor para orientar o terapeuta no trabalho analítico.



LUTA ANTIMANICOMIAL

A Luta Antimanicomial surgiu em 18 de Maio de 1987, no Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental em Bauru-SP e consiste no Movimento Nacional da Luta Antimanicomial que é muito mais amplo que a Reforma Psiquiátrica. É um Movimento social disseminado por todos os estados do Brasil. Tem como metas o fechamento dos manicômios do País e a promoção de uma cultura de tratamento, de convivência e de tolerância, no seio da Sociedade, para as pessoas em sofrimento psíquico. Segundo Ana Marta Lobosque, 2001, a Luta Antimanicomial revela um modo político peculiar de organização da sociedade em prol de uma causa, a saber: uma sociedade sem manicômios. É uma luta da sociedade que não delega aos técnicos a gestão da convivência com a loucura.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PSICOSES

AS PSICOSES TOMAM FORMAS MAIS DIVERSAS CONFORME A SUA ORIGEM:ORGANICA,PSICOGENICA E GENÉTICA,OU,AINDA DE ORIGEM AMBIENTAL.ASSIM PODERÃO OCORRER DELÍRIOS CRONICOS,PSICOSES ESQUIZOFRENICAS,PSICOSES MANÍACO-DEPRESSIVAS,PSICOSES PUERPERAIS,ALCOÓLICAS,SIFILÍTICAS,OU AINDA AQUELAS DEVIDAS A TUMORES CEREBRAIS,A PROCESSOS DEGENERATIVOS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL,A ENDOCRINOPATIAS,A DROGAS ALUCINÓGENAS E A PROCESSOS INFECCIOSOS.
AS PSICOSES SÃO DISTURBIOS RESULTANTES DE CONFLITOS ENTRE EGO E REALIDADE(mundo externo),REFLETEM O FRACASSO NO FUNCIONAMENTO DO EGO EM PERMANECER LEAL A SUA DEPENDENCIA DO MUNDO EXTERNO E TENTAR SILENCIAR O ID FRENTE A UMA FRUSTAÇÃO DA NÃO REALIZAÇÃO DE UM DAQUELES DESEJOS DE INFANCIA "INVENCÍVEIS" E PROFUNDAMENTE ENRAIZADOS NA ORGANIZAÇÃO FILOGENÉTICAMENTE DETERMINADA .O EGO,ASSIM É DERROTADO PELO ID E,PORTANTO,ARRANCADO DA REALIDADE.SEGUNDO FREUD,NUMA PSICOSE EXISTE A PREDOMINANCIA DO ID E A PERDA PRESENTE DA REALIDADE.O AFASTAMENTO DO EGO DA REALIDADE É A PRIMEIRA ETAPA DE UMA PSICOSE E A SEGUNDA É A TENTATIVA DE REPARAÇÃO DO DANO CAUSADO E DE RESTABELECER A REALIDADE SEM RESTRIÇÕES AO ID,REMODELANDO A REALIDADE,PELA INDISPOSIÇÃO DO ID EM ADAPTAR-SE AS EXIGENCIAS,PARA CRIAR UM NOVO E IMAGINÁRIO MUNDO EXTERNO E O COLOCAR NO LUGAR DA MESMA REALIDADE EXTERNA.

A PSICANÁNALISE NOS CONTOS DE FADAS

ATRAVÉS DE UM CONTO QUE APARENTEMENTE ESTÁ CERCADO DE IMAGINAÇÃO,OU UMA HISTÓRIA QUE NÃO É REAL,ONDE PREDOMINA O MARAVILHOSO PODE ESTAR DE MODO DISFARÇANDO OS SENTIMENTOS QUE CERCAM O INTERIOR DA CRIANÇA,COMO O SENTIMENTO DE RAIVA AO SER ABANDONADO PELOS PAIS OU NA POSSIBILIDADE DE VENCE-LOS COM ESPERTEZA,PASSANDO PARA A CRIANÇA MENSAGENS IMPORTANTES PARA A SUA VIDA,COMO NUNCA DESISTIR PERANTE OS OBSTÁCULOS POR MAIS QUE NO INÍCIO PAREÇAM DIFÍCIEIS.COM RELAÇÃO AOS PERSONAGENS NOS CONTOS E TAMBÉM NAS FÁBULAS É PERCEPTÍVEIS CARACTERÍSTICAS PECULIARES AS CRIANÇAS COM MATURIDADE E A MATURIDADE DESTES MOSTRANDO A CAPACIDADE DE CONTROLE DAS EMOÇÕES.
ENFIM  NA HISTÓRIA DO SHREK,NOS É MOSTRADO UM PRÍNCIPE OGRO E UMA PRINCESA VERDE E GORDINHA E QUE OPTA POR SER ASSIM.A MENSAGEM DO FILME É :QUE NINGUÉM PRECISA SER PERFEITO PARA SER FELIZ.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

QUESTÃO EDÍPICA

A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR NASCE COM O SER HUMANO E ESTRUTURA-SE A PARTIR DE DOIS MOVIMENTOS:CONHECER O OBJETO E PERDER O OBJETO.SIMBOLIZAR E SENTIR A PERDA.É OLHAR E SUBSTITUIR O OBJETO PERDIDO POR OUTRO.A VIDA É UMA TROCA.QUANDO SUBSTITUIMOS,SIMBOLIZAMOS E ENTÃO AMADURECEMOS.PASSAMOS POR MOMENTOS DE PERDAS IMPORTANTES:AS CASTRAÇÕESUMBILICAL DO DESMAME,A FÁLICA,PROCESSOS ESSES VIVIDOS ENTRE OS 3E5 ANOS E DE GRANDE RELEVANCIA QUANTO A FORMAÇÃO SEMIÓTICA,QUE NOS PERMITE SIMBOLIZAR O MUNDO,E SE INSTALA POR VOLTA DE DOIS ANOS.
NO PERÍODO DE LATENCIA,A ENERGIA DISPENSADA NA QUESTÃO EDÍPICA É SUBLIMADA,SUBSTITUINDO O OBJETO DE DESEJO PELA BUSCA DO CONHECIMENTO.O COMPLEXO DE ÉDIPO E A ANGUSTIA DA CASTRAÇÃO SÃO PORTANTO,FUNDAMENTAIS PARA A ESTRUTURAÇÃO DA PERSONALIDADE E FUNDAMENTAÇÃO DO DESEJO DE TER,SER E SABER.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bioenergética - REICH

Bioenergética é uma técnica terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com seu corpo e a tirar o mais alto grau de proveito possível da vida que há nele. É também uma aventura de autodescoberta. Difere de formas similares de exploração da Natureza do Ser por incluir o corpo como caminho para compreender a personalidade humana. Para a Bioenergética, os processos energéticos determinam o que acontece na mente, da mesma forma que determinam o que acontece no corpo”. É uma forma de terapia corpo-mente desenvolvido por Wilhelm Reich, é um método de se aproximar da armadura corporal e, conseqüentemente, liberar a repressão tóxicos.

BioEnergética – Energia da Vida. Aí está seu conceito central. A Bioenergética identifica no ser humano (e também fora dele) uma energia fundamental, que circula em nosso corpo, e que muitas vezes acumula-se e fica estagnada, por diversas razões, em determinadas regiões. A interrupção do saudável livre fluxo energético é a origem das disfunções e doenças que temos. Esta energia foi chamada de Chi pelos chineses e de Prana pelos hindus, por exemplo. Eles desenvolveram formas extremamente eficazes de compreensão e tratamento de nossas disfunções - a partir do extenso conhecimento acumulado em milhares de anos sobre o funcionamento desta energia - condensadas na Medicina Tradicional Chinesa (que usa a Acupuntura, dentre outros recursos) e na Medicina Ayurvédica Hindu (com toda sua rica visão de Chakras).

Respiração Holotrópica

A Respiração Holotrópica utiliza, basicamente, a respiração mais rápida e profunda, a música evocativa e o trabalho corporal localizado, quando necessário, para liberação da energia bloqueada. Realizado em um ambiente seguro, especialmente preparado para a prática, os facilitadores qualificados se comportam e agem num clima de respeito, sem críticas e interpretações, apoiando os participantes a vivenciarem a sua experiência interna, incentivando a confiança em seus processos, convidando-os, posteriormente, à arterapia e ao compartilhar das experiências, para auxiliar a integração do seu processo. Tais recursos levam os participantes a acessarem um tipo especial de estado incomum de consciência, denominado por Stan Grof de 'holotrópico', palavra composta que, literalmente, traz o significado "orientado para a integridade" ou "movendo-se na direção da integridade" (do grego "holos", todo, inteiro, completo e "trepein", significando movendo-se rumo ou na direção de algo). Neste estado encontra-se o potencial heurístico, evolucionário, transformador e de cura psicológica e espiritual, que permite aos participantes, em estado holotrópico de consciência, buscarem, através de suas experiências internas, a auto-exploração, a autodescoberta, a transformação e a cura.