quinta-feira, 12 de maio de 2011

Identidade, Subjetividade e Singularidade

A partir da nossa IDENTIDADE, nos caracterizamos e nos tornamos uma pessoa, passamos a ter nome, idade, estado, profissão, sexo, etc. Nossa SUBJETIVIDADE nos particulariza, nos torna individuais e pessoais. Mas é através da SINGULARIDADE que nos tornamos particulares, distintos, singulares e específicos, capazes de nos salientarmos uns dos outros. A SUBJETIVIDADE, não se confunde com o conceito de IDENTIDADE.

A IDENTIDADE, segundo Guattari, está ligada a algum tipo de reconhecimento, seja individual ou coletivo de um quadro de referências que identifiquem o indivíduo (nome, idade, etc). IDENTIDADE é aquilo que faz passar a SINGULARIDADE de maneiras diferentes de existir por um só e mesmo quadro de referência identificável.

A SUBJETIVIDADE de um indivíduo diz respeito menos à IDENTIDADE e mais à SINGULARIDADE, isto é, a possibilidade de viver a existência de forma única, no entrecruzamento de diversos vetores de subjetivação.

SINGULARIDADE é única, singular, peculiar a um só indivíduo. Serve para nos identificar, dizer quem somos e nos diferenciar dos demais. Ela nos qualifica como singulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário